A Rec-Brasil é presença confirmada na 4ª edição do Boulevarte

14479646_10210524076568799_6565576261078203625_n

Presidente da Rec-Brasil, Rose Meusburger

No dia 05 de novembro, vamos ter duas palestras essenciais para empreendedores e para o público que se interessa por temas sobre economia criativa. Esta programação acontece a partir das 9h30. Em breve divulgaremos o local das palestras.

A presidente da Rede de Economia Criativa (REC-Brasil), Rose Meusburger, vai ministrar a palestra “Gestão de Empreendimentos Criativos”, já o Gestor Cultural da Rec Brasil-Recife, André Lira, vai falar sobre os “Caminhos de editais para projetos de economia criativa”.

Confira a entrevista que fizemos com Rose Meusburger, nela a presidente fala sobre a sua palestra, aponta caminhos para que os empreendedores tenham sucesso em seus projetos e comenta sobre as características dos empreendimentos criativos nas diferentes regiões brasileiras.

Rose Meusburger é Empreendedora Social, palestrante e consultora. Habilitada pelo MinC-Senac (2013/2015) e pela Universidade Nacional de Córdoba (2014/2015 – Argentina) em Gestão de Empreendimentos Criativos. Responsável pela capacitação de agentes culturais, sociais e artesãos.

Boulevarte: É a primeira vez que você vem à Belém?

Rose: Sim, primeira vez em Belém e estamos ansiosos por compartilhar conhecimento com os empreendedores criativos locais!

Boulevarte: Como você conheceu o Boulevarte? E qual sua opinião sobre este projeto?

Rose: Acompanhamos o trabalho do Boulevarte desde a segunda edição. E a REC-Br tem sido apoiadora institucional, divulgando as atividades e programação do evento em seu site e mídias sociais. Não sei ao certo como nós conhecemos, mas deve ter sido obra da “santa internet”. O Boulevarte é uma iniciativa criativa e inovadora que possibilita uma vitrine interessante dos empreendimentos locais para o Brasil e o Mundo!

Boulevarte: Fale um pouco sobre o que trata a sua palestra: “Gestão sobre empreendimentos criativos”. E qual a importância de se traçar esta discussão?

Rose: Acreditamos que empreendimentos criativos (de qualquer segmento da economia criativa) precisam de um “choque de gestão”. Quem gerencia seu negócio de forma competente tem mais chances de dar certo e ter sucesso.  Vamos abordar e esclarecer sobre ECONOMIA CRIATIVA como um todo, tendo em vista que não temos ainda um conceito muito claro e definido e as pessoas tendem a confundir economia criativa com empreendimentos artísticos. Além disso, vamos contar um pouco da gestão inovadora da Rede de Economia Criativa Brasil e o que estamos fazendo com o Programa Conexões Brasil.

Boulevarte: Muitos empreendimentos criativos não dão certo e acabam terminando, como o empreendedor deve agir para que o seu empreendimento dê certo?

Rose: Não existe fórmula mágica para um empreendimento “dar certo”. Mas há coisas que todo empreendedor precisa saber e olhar atentamente. Ser inovador é uma dessas coisas que ele precisa prestar atenção. Não dá para ter empreendimentos idênticos. Aquilo que costumamos dizer de “mais do mesmo” não emplaca mais, não existe mercado para quem não for inovador. Nesse sentido, o Boulevarte emplacou exatamente porque levou para o Norte do país algo que se faz com regularidade em outras regiões. Por isso tem dado certo.

Boulevarte: Quais as diferenças entre os empreendimentos criativos da região Norte e dos eixos Sul-Sudeste?

Rose: Criatividade está em toda parte. Cada um tem a sua maneira de ser criativo. No Sul- Sudeste do país acredita-se que temos que ser comerciais para emplacar. Mas, mesmo onde acreditamos que todo o “dinheiro” está, é necessária a inovação. A cultura dessa região é diferente da cultura do Norte e Nordeste do país. Até por uma questão geográfica, quanto mais ao Equador “mais quente” e quanto mais nos Polos, “mais frio”. Pensando nessas diferenças geográficas podemos dizer que o que acontece mais acima tem mais “pulso”, é mais “coração”, mais colorido. E o que acontece mais abaixo é mais “energia elétrica”, “robótica”, um tanto quanto cinza. Porém, em todos os cantos do país temos almas cheias de força, intensidade e luz. Cada uma à sua maneira de impactar seu público.

A palestra de Rose Meusburger começa às 11h. É só chegar e conferir. 😀

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário