Félix Robatto

O guitarrista e percussionista Félix Robatto é um pesquisador da música latino-amazônica que vem se destacando como produtor musical no cenário nacional e internacional. Seu trabalho mostra uma música contemporânea paraense construída a partir de elementos da guitarrada, surf music, música latina e pop. Nascido em Belém do Pará, toca há 18 anos (começou aos 13). Suas músicas falam do cotidiano paraense, de símbolos regionais, mas com um toque universal. A música feita pelo artista é contagiante, feita para dançar.

Em maio de 2015, lançou seu primeiro disco solo: “Equatorial, Quente e Úmido”, um disco pop com referência forte da música latina. Nesse CD, Félix está misturando suas influências e condensa os trabalhos anteriores feitos por ele. Cúmbia, Carimbó, Guitarrada, Cadance Lypso e surf music são alguns dos gêneros musicais presentes neste novo trabalho. Gravado, mixado e masterizado no APCE Estúdio (Belém), a direção vocal do disco é de Lia Sophia. O CD terá a participação especial do compositor Paulo André Barata. Ele divide os vocais com Robatto em “Baiuca´s Bar”, música de sua autoria e de seu pai, Ruy Barata, e que ganhou uma versão para este trabalho.

Ao dar início à carreira solo, Félix realizou por dois anos uma das festas mais conceituadas e badaladas de Belém: a Quintarrada, realizada todas as quintas. A noite era embalada por Guitarrada, mas também Merengue, Cúmbia, Lambada, Carimbó e Flash Brega. Virou referência na cidade por ser um local para se ouvir e dançar a tradicional e nova música paraense. Pelo palco da Quintarrada, já passaram Mestre Vieira, Dona Onete, Lia Sophia, Pinduca, Gang do Eletro, Strobo, Mestre Curica e muito mais (a cada semana, Robatto recebia um convidado diferente). Artistas como Gaby Amarantos, Donatinho, Luiza Possi, Felipe Cordeiro e Ximbinha já marcaram presença na festa.

Em junho deste ano, Félix lançou um novo projeto que vem movimentando a cena cultural de Belém: a Lambateria. A festa semanal também realizada às quintas traz um repertório dançante com gêneros latino-amazônicos. Além de música, a festa também tem espaço para exposição de artistas visuais. Com um mínimo de três atrações por noite (show de Félix Robatto, do grupo de Carimbó “Os Safos da Capital” e discotecagem de Zek Picoteiro), o conceito musical da Lambateria tem relação com o próximo disco do guitarrista que faz uma pesquisa sobre as origens da Lambada.

Atualmente, Félix está finalizando a produção de “Belemgue Banger”, seu segundo disco, que será lançado ainda no segundo semestre de 2016 pelo selo Natura Musical, via lei Semear, com shows em Belém (PA), Barcarena (PA), Rio de Janeiro e São Paulo.

Site Félix Robatto

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário